Postagens populares

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Para saber um pouco do estilo provençal

Bom gente, como eu já disse antes eu não sou decoradora e nem expert no assunto, mas gosto do que é bonito e me interesso em saber. Fiz uma pesquisa na internet para poder explicar um pouco sobre o estilo provençal e encontrei esse texto do Blog morardoseujeito.terra.com.br
                         


A história do estilo provençal de decoração começou nos idos do século 18, quando os camponeses da França, na tentativa de imitar o mobiliário da nobreza, inventaram um revestimento especial para os móveis. A mistura de gesso e cola deu origem ao gessocré, que hoje se chama pátina e é preparada com pintura e aplicação de verniz. Esse tratamento dá ao mobiliário uma aparência de desgastado, como o dos nobres, que sobrevivia séculos, passando de geração em geração como parte da herança. O estilo é associado à região da Provença, no sul da França, famosa pelos campos de lavanda e seu clima ameno e ensolarado.
Na decoração, o provençal geralmente é associado ao romântico por usar muito floral nas estampas dos tecidos dos móveis e das almofadas. Mas não é a mesma coisa: trata-se, na verdade, de uma mistura entre o rústico e o romântico. E, por ser originário do campo, faz alusão a flores, folhas e cenas do cotidiano rural.
Às vezes, as tais cenas rurais são impressas na louça ou no papel de parede. É a estampa toile de jouy, que costuma ser monocromática e geralmente vem em azul escuro, vermelho ou preto sobre superfícies claras. A vantagem desse estilo é que dá para aproveitar aquele móvel da avó que está encostado, aplicar uma camada de pátina, trocar os puxadores originais por versões vintage de louça e valorizar o ambiente.
O provençal é muito usado em dos quartos de bebê, crianças e mulheres, porque é caracterizado por cores e padronagens que remetem a ambientes românticos. No Brasil o que acontece com mais freqüência é o proprietário optar pela pátina mais clara e por tecido em tons pastel. Mas não precisa ser assim. O estilo não precisa ser associado a uma decoração frufru. A madeira com pátina deixa o ambiente mais rústico, o que é ideal para casar com poltronas de couro e usar numa biblioteca, por exemplo. Aliás, não existe um cômodo mais apropriado que o outro para esse tipo de decoração. “Depende muito mais do estilo de vida e comportamento dos moradores do que do cômodo”, defende a arquiteta Carla Alessandri.
“Não é somente a pátina que nos remete ao estilo Provençal, o uso do ferro e da madeira no tom natural, a rusticidade do campo e as flores — todo esse conjunto está em coerência”, explica a arquiteta Kity Achilles, que, com o arquiteto Aloysio Felix e o paisagista Roberto de Sá, criou o Quarto da Moça e Boudoir, exposto na Santos ArquiDecor de 2009.
Os móveis mais utilizados nesse estilo são os entalhados, bem curvilíneos e, de preferência, antigos. Misturam-se muito as estampas, como as listras do sofá e o floral das almofadas. Para que o ambiente não fique muito carregado, o importante é não usar todos os elementos de uma vez. Na maior parte das vezes, vale mais investir nos detalhes, prezar por cores neutras – como branco e cinza – misturadas a tons pastel de verde, azul e lavanda.
A arquiteta Maite Maiani, apaixonada pela Provença, já fez vários projetos usando a região como tema e dá a receita: “Pode colocar móveis entalhados, abusar das cores pastel e tecidos característicos de lá, como algodão e linho. Utilize estampas neutras nas almofadas e travesseiros de base neutra”.
Mas não precisa voltar três séculos só para ficar mais fiel à estética da região francesa. Algumas peças atuais podem ser mantidas, contanto que não destoem do conjunto: “É lógico que a TV tela plana não será trocada por uma de tubo: os elementos mais modernos devem pontuais e funcionais”, sugere Carla.
Foto do blog Anita bem criada
Foto do blog Iracema Morais 
Foto do blog O charme da casa
 Foto do blog Bagagens da Juli
 Foto do blog Mukifo Colorido

Foto do blogsdedesingdintrieur
 Foto wp.clicrbs.com.br


 Foto do blog Lojaskdblog

3 comentários:

  1. Achei lindo, mto bom gosto.....quando eu casar de novo vou querer a decoração do meu quarto bem romântica!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigada pela visita e que bom que você gostou.
      Beijos

      Excluir

Olá!!!! Muito obrigada por visitar o meu blog.
Deixem os seus comentários, sugestões e idéias, vou gostar de saber a sua opinião.